Ubud

Olá!

Vamos atravessar algumas fronteiras?

Quero compartilhar com vocês, uma aldeia, Ubud, em meio aos campos de arroz no coração da ilha de Bali, Indonésia.

Apesar de ser um destino relativamente conhecido dos viajantes ocidentais, a Indonésia é ainda mais conhecida pelas praias da ilha de Bali. No entanto o país é muuuito mais do que isto!

Ainda que Ubud esteja no centro da ilha, em meio às montanhas e os verdejantes campos de arroz, ali encontra-se o coração cultural de Bali e das expressões artísticas da cultura indonésia.

Chegando ao Aeroporto Internacional de Denpasar, duas horas depois você estará em Ubud. O mais incrível é que o pequeno vilarejo tem uma infraestrutura espetacular para receber todo tipo de turista, dos mais aventureiros aos mais exigentes. Ubud é uma das cidades da região, em que todas são ligadas por um labirinto de pequenas e estreitas estradas, cruzando arrozais e plantações das mais diversas e exóticas frutas, além do famoso café local.

O centro de Ubud tem diversos teatros a céu aberto, alguns deles nos pátios internos de templos ou palácios, onde diariamente são apresentadas as mais diversas formas de expressão cultural da ilha. São inúmeros estilos de dança e música clássicas e folclóricas do país. A pequena cidade realiza uma vez por ano um Festival Literário (normalmente em setembro) que reúne escritores renomados do mundo todo, e neste período é possível sentir a efervescência cultural oriente-ocidente em cada esquina, café ou restaurante! Aliás, escolher onde você se sentará é um árduo desafio! A arquitetura local, os jardins e seus espelhos d’água misturados aos cardápios mais variados que vão da especialidade local aos clássicos internacionais não facilitam muito a decisão de onde se sentar. Os habitantes de Ubud são sorridentes, abertos e receptivos; e a melhor forma de conhecer a cidade e seus arredores é não ter pressa. Das ruas principais é possível entrar em pequenas vielas que guardam surpresas, até mesmo deparar-se com um campo de arroz e seus pequenos regatos, vacas e búfalos, dizendo que ali acaba a cidade! Turistas do mundo todo têm se rendido aos encantos e ao charme de Ubud, que após uma primeira visita passa a ser endereço fixo de residência dos mais descolados e desprendidos! A elegância natural de seu povo e a delicadeza com que conduzem suas atividades diárias é um dos grandes fatores que encantam.

Outra forma de conhecer os arredores é alugar uma bike ou uma scooter. Prepare-se para perder-se! Ainda que seja uma aventura, será uma excelente oportunidade de conhecer pessoas. Fomos até convidados para entrarmos e almoçarmos com uma família que vive numa típica casa da região, onde um enorme jardim tropical abriga várias casas e terraços suspensos onde vivem as várias gerações da mesma família!

Você pode escolher subir as montanhas e se deparar com vulcões e vistas espetaculares, ou perambular pelo charmoso centro de Ubud onde existe uma porção de galerias de arte e antiquários, artistas plásticos, enfim, é realmente um deleite para o corpo e para o espírito! Sem contar os inúmeros hotéis e spas, em que também você pode se hospedar.

A nossa escolha foi sensacional e certamente da próxima vez, a repetiremos. O Uma Ubud é um hotel incrível em meio às montanhas, suspenso entre campos de arroz e riachos. Além de toda área comum, o hotel oferece uma clínica de medicina ayurvedica e yoga, que só a vista de dentro para fora é de tirar o fôlego!

Nossos chalés ficavam numa das vilas internas. Enorme, com chuveiro ao ar livre e piscina particular no terraço. Só mesmo estando lá para saber!

Se você tem curiosidade de conhecer a Indonésia, não deixe de ir à Ubud.

Você vai se surpreender!

http://theumaubud.com/